sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Observando a narrativa


A narrativa da aluna é rica em detalhes, contando inicialmente uma história e logo incluindo fatos e situações imaginárias, sendo que faz uma mistura do real com o fictício, criando uma história de faz de conta, e segundo Maria Cecília Perroni, é preciso encarar isso como um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento cognitivo e afetivo dos pequenos. Relata situações do seu cotidiano e também parte de um filme. A história que a Luana contou, segundo Thais Gurgel, “têm ligação com a presença do faz de conta no pensamento infantil e a maneira de apreender o mundo e elaborar os sentimentos”, pois na verdade ela acabou transformando a sua história em um caso; em uma história folclórica da localidade.
Compreendi que nós educadores não devemos tirar conclusões precipitadas sobre as histórias que as crianças nessa idade contam, visto que é natural relatarem fatos do seu dia-a-dia, mas que isso não é uma regra, pois podem estar citando situações ocorridas com vizinhos, parentes, amigos, ou mesmo situações que viram em um filme ou desenho. Isso, não impede que ela saiba separar futuramente aquilo que é real daquilo que é irreal.

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