sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Letrar alfabetizando

O modelo autônomo de letramento considera que o processo de aquisição da escrita é neutro, que independe do contexto social em que está ocorrendo. Mas, a escola deve levar em consideração o letramento social, visto que os sujeitos podem ser letrados e ainda não alfabetizados, o que não interfere no seu relacionamento com a sociedade. O letramento escolar reproduz em suas práticas a aquisição de códigos, processo esse que ocorre individualmente, sendo pré - conceito para o sucesso e a promoção do aluno. Já o modelo ideológico do letramento assegura que as práticas letradas são determinadas pelo contexto social em que ocorrem. Assim, o educando é respeitado na sua capacidade e tempo. É ultrapassar a barreira da escola, pois o letramento se dá também a nível social, dentro dos mais variados grupos e contextos. É a leitura critica da realidade, servindo assim de um instrumento de valorização social e também de resgate a cidadania.
A escola deveria letrar alfabetizando, isto é, aproveitar e valorizar toda a experiência com relação à função social da leitura e da escrita que o educando já possui e então a partir daí, formalizar a aprendizagem da leitura e da escrita em sala de aula. Não podemos ignorar que vivemos em um mundo que lê e escreve em sua totalidade, seja nos rótulos, nas placas, nos aparelhos telefônicos, enfim, é impossível desconsiderar que mesmo analfabetos, os alunos são capazes de utilizar a linguagem e a escrita para expressar suas opiniões e desejos; sendo assim, são sujeitos letrados.

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