segunda-feira, 5 de abril de 2010

O COMEÇO

Estou iniciando 2010 de forma especial, pois este ano tenho grandes desafios para superar: o primeiro é o estágio curricular (1º semestre) e o segundo é o trabalho de conclusão (2º semestre).
Creio que o estágio, que realizarei com a minha turma, é o momento de colocar em prática tudo que aprendi ao longo da PEAD/UFRGS. Receio, pois as idéias são muitas, mas o tempo disponível para planejar é curto, dificultando assim o trabalho. Estou bastante ansiosa para conversar com o orientador, para acertar os detalhes de como será a prática do estágio. Confesso que fiquei um pouco preocupada após a aula presencial, pois estou pensando como será postar os planos de aulas e fazer relatórios diariamente.
Para iniciar minhas postagens relacionadas ao meu estágio curricular, gostaria de discorrer sobre a turma com a qual desenvolverei minha prática de estágio.
Este ano ocorreram algumas modificações na minha vida docente, visto que troquei de escola, pois a que eu trabalhava no turno da tarde fechou devido à redução do número de alunos. A escola que estou agora tem uma realidade e um contexto completamente diferente do qual estava habituada; é uma escola relativamente grande por situar-se no interior (159 alunos), contempla o ensino fundamental completo, possui uma equipe diretiva formada por especialistas, entre outras diferenças.
Para completar a série de desafios, há dez anos lecionando, esta é a turma mais agitada e barulhenta com a qual trabalhei.
“Farei o estágio com a minha própria turma, um 2º ano, turma única, composto por 16 alunos, sendo 5 repetentes e 11 alunos novos na série. Destes, 11 são meninos e 5 são meninas, com idades entre 7 e 10 anos. Uma aluna tem acompanhamento psicológico, psiquiátrico e com a orientadora educacional e outro aluno somente acompanhamento psicológico. Esta aluna apresenta um comportamento completamente inadequado para um ambiente escolar, descumprindo todas as normas e regras da escola.
É uma turma bastante agitada, inquieta e barulhenta, apresentam muita dificuldade em ouvir as ordens, bem como em cumprir as combinações, necessitando sempre da intervenção da professora para baixarem o tom de voz; para ficarem sentados nos seus lugares. Precisam ser lembrados com frequência, das regras da turma e da escola. Entretanto, são amigos, gostam de se ajudar e mantém um bom relacionamento entre eles.
A maioria dos alunos realiza as atividades com capricho e organização, nas alguns ainda apresentam dificuldade no recorte e na colagem, bem como em respeitar os limites ao pintar, muitas vezes utilizando uma pintura riscada tanto na horizontal quanto na vertical. Três alunos são muito lentos e dificilmente realizam todas as atividades propostas, apesar do incentivo da professora.
A maioria realiza suas atividades com autonomia e correção, mas creio que por imaturidade e insegurança, ainda necessitam de muitas explicações coletivas e individuais. Ainda têm dificuldade em manter a sala de aula limpa, deixando lixo e também materiais espalhados pelo chão. Muitas vezes perdem ou esquecem de trazer seus materiais escolares, prejudicando assim o andamento da aula. Iniciei o ano letivo com os alunos dispostos em “U”, posteriormente em duplas, mas infelizmente tive que organizá-los sentados individualmente, pois conversam ininterruptamente.”
Por tudo isso, continuo pensando que educar exige muita determinação, sendo que o professor não pode desistir dos seus alunos, é como educar um filho: trabalho diário, buscando alcançar os objetivos planejados, para colher os resultados no futuro.

Um comentário:

Marga disse...

Oi Fabiana, tudo bem?
Fica comigo uma imensa satisfação em comentar tuas postagens nesse oitavo eixo. Desejo que tudo flua com tranquilidade. Sucesso nessa nova etapa e que as reflexões complementem tua caminhada acadêmica de uma forma construtiva e eficaz no enriquecimento do conhecimento que te aproprias.Os sentimentos que norteiam a tua atuação, são úteis na medida que provoquem uma parada para direcionar teu trabalho mediante a reflexao causada pela presença deles.Não te desesperes, apenas disciplina-te a fazer uma coisa de cada vez e tudo vai se ajeitando. Grande abraço, querida!