sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Por uma nova educação

Ao pensarmos um planejamento seja de um projeto, seja diário, devemos levar em consideração o interesse dos nossos alunos, pois assim estaremos trazendo algo significativo e contextualizado. Acredito que temos o dever de formar alunos cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, capazes de opinar e interferir de forma crítica e reflexiva dentro da sociedade em que vivem, podendo assim modificar a sua própria história para posteriormente fazer algo pela história da sua comunidade, por isso a importância de adequarmos os conceituais desenvolvidos a realidade em que estão inseridos. Estudiosos como Célestin Freinet e Maria Montessori, acreditavam que a educação tem o dever de tornar os cidadãos autônomos e cooperativos, respeitando-se as diferenças individuais permitindo o desenvolvimento da personalidade e do caráter individual, respectivamente. Nesse sentido, o Projeto Político Pedagógico da escola em que eu trabalho, também acredita que a educação tem esse dever, para isso promovemos atividades que envolvam a comunidade escolar, buscando uma integração entre a escola e a família, apesar de isso ser difícil. Proporcionar saídas de campo aos nosso alunos é outra atividades que promovemos a fim de mostrar a eles que existe um mundo além dos muros da escola e dos limites da vila, estabelecendo um diálogo crítico e reflexivo com os mesmos.

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