sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Temas geradores

Durante a saída de campo que realizei para a interdisciplina de EJA, percebi que a educadora não estudou sobre alfabetização de jovens e adultos, na perspectiva freireana, visto que não utiliza no planejamento de suas aulas, a proposta dos temas geradores. Percebi que trabalha de forma solta e descontextualizada. Trabalhar com temas geradores, favorece a aprendizagem, pois o assunto a ser discutido parte dos interesses dos alunos. Inicialmente fala-se em uma dimensão maior, que é o mundo, para depois partirem para a realidade local, e então de forma crítica e reflexiva é visto quais são as necessidades de mudanças e de que forma isso será feito. São estas situações que se tornam os temas geradores, sendo assim construtivas. O professor deve estimular seus alunos para que através do erro possam fazer novas construções e consequentemente crescer. Tarefa difícil tem o professor: a de reencantar os educandos para que sintam-se motivados a enfrentar uma sala de aula, na busca por autonomia e melhores condições de trabalho; e também, incentivar seu alunos para que não desista, pois não há um tempo determinado para aprendermos, mas sim uma vida toda.

Um comentário:

Márcia Caetano disse...

Oi Fabiana,

Sua postagem contempla muitas informações. Você apresenta as observações e conclusões da saída de campo na interdisciplina EJA; relata sobre a proposta do trabalho dos temas geradores; e conclui sobre a difícil tarefa do professor.
Diante do apresentado, eu te pergunto será que só existe planejamento no construtivismo? O que é trabalhar de modo solto e descontextualizado? E se você trabalha com temas geradores, seria muito interessante que acrescentar a sua experiência neste momento, e assim poderias desenvolver mais essa questão.

Um beijo
Márcia Caetano
Tutora