domingo, 6 de julho de 2008

Lembranças!


Felizmente as aulas de Estudos Sociais já não são mais as mesmas. Hoje em dia, há uma proposta mais reflexiva e crítica, fortalecida por questionamentos. Antigamente o aluno não era visto como parte integrante de uma história, que também é formada pela sua. Não consideravam os conhecimentos prévios que ele já possuía. Da minha época como aluna ficou marcada em minha memória, as comemorações da Semana Farroupilha, que aconteciam no CTG Tiaracy e também o Hasteamento das bandeiras que fazíamos semanalmente. Assim, percebo e comprovo que é disso que os nossos alunos necessitam, é olhar de pertinho, é tocar, é sentir. O lúdico e o concreto serão lembrado para a vida toda, enquanto que os demais fatos dificilmente vêm a nossa mente,...
Precisamos trabalhar Estudos Sociais de forma integrada com os demais componentes curriculares, de forma flexível e de acordo com a realidade em que o aluno está inserido. Temos que instigá-lo para que ele identifique os problemas da vila onde mora, para que possa através de reflexões, mapear as dificuldades e de forma consciente e crítica atuar com a intenção de modificar a situação.
Entre o professor e o aluno deve se estabelecer uma relação de afeto, confiança, amor, troca de experiências, pois assim teremos sucesso ao realizar aquilo que planejamos. Cabe então, utilizar atividades práticas, estabelecendo relações entre o passado e o presente, valorizando as memórias de cada um.

Nenhum comentário: