domingo, 6 de julho de 2008

Identidade

Realmente a discussão em torno de trabalharmos o eu, a família, o bairro, o município e o estado, é bastante sucinta, pois infelizmente encontramos profissionais que acreditam ter a missão de passar tosos os conceituais contidos no Plano de Estudos. Porém, penso que essa organização está correta, pois quanto maiores mais capacidade de entendimento os alunos terão (é o se presume), mas, também, por acreditar que é imprescindível o aluno conhecer a si próprio primeiro, a sua história e a da sua família para posteriormente poder entender a história de outro. Observo, na comunidade em que eu trabalho os alunos não saberem seu nome completo, o nome dos pais (geralmente chamam pelo apelido), então é preciso haver um resgate histórico e social da identidade de cada um, bem como de sua família. Além disso, Estudos Sociais deve trabalhar em torno de datas comemorativas e acontecimentos atuais, porém com um enfoque crítico e reflexivo, bem como integrado as demais disciplinas. O educador jamais deve esquecer que o seu educando já possui conhecimentos prévios, que se assemelham ao de sua família e também aos demais grupos sociais que ele participa. Acredito, principalmente por trabalhar na periferia, que a escola deve proporcionar aos alunos conhecer diferentes realidades, principalmente através de passeios, estimulando eles a realizarem novas descobertas e vivenciarem novas realidades, em grupos sociais e culturas diferenciadas.

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