domingo, 6 de julho de 2008

Colocando em prática

A escolha do que eu iria desenvolver em meu Plano Individual de Estudos, deu-se pelo fato de eu ter assumido o Projeto da Classe de Apoio, que atende seis alunos com dificuldades de aprendizagem, principalmente nos conceituais de Português e de Matemática, de cada turma, do 2º ano a 4ªsérie. Então, queria que as quatro horas que os alunos estivessem comigo, aprendessem de forma lúdica e diferenciada, que sentissem prazer e que as dificuldades fossem sanadas através das brincadeiras. Primeiramente decidimos em conjunto quais seriam os jogos que iríamos confeccionar, começamos por um dominó da tabuada e cartelas para produção de texto, contendo 10 objetos cada uma. Os jogos confeccionados foram utilizados pelos alunos e procuramos descobrir todas as maneiras de utilizá-los. Na verdade, iremos aproveitá-los durante várias aulas, sempre com um enfoque diferente. Como eu atendo eles duas vezes por semana, em uma delas deixo-os livre para escolher com qual jogo querem brincar, e geralmente eles escolhem aqueles que trazem mais desafios. Para complementar o meu plano de estudos, tive a felicidade de participar da interdisciplina de matemática, a qual me proporcionou aprender e relembrar inúmeros jogos, sendo que alguns já têm na escola, outros pretendo confeccionar e alguns tenho que adaptar, pois não possuímos laboratório de informática. Fico um pouco frustrada por não conseguir mais tempo disponível para confeccionar todas as sugestões de jogos que aprendi, e inclusive gostaria de dizer muito obrigada as colegas, pois todos os trabalhos que eu tive a oportunidade de ver, estão maravilhosos e já selecionei-os para a minha lista de sugestões de jogos e atividades, sendo que fiquei impressionada com a variedade de maneiras que conseguiram propor para um mesmo conceitual. Realmente cada ser é único!!! Bom, vou construindo os jogos com calma e guardando-os, para utilizá-los assim que possível. Ainda permaneço com o desafio de encontrar mais jogos na área do Português, pois não estou encontrando diversidade de jogos e atividades, infelizmente acabam se repetindo. O que encontrei em maior quantidade são os jogos envolvendo ortografia. Enfim, estou aceitando mais e mais sugestões....

Um comentário:

Fabiane Penteado disse...

Oi Fabi!
Que ótimo te ver por aqui! Nossa... menina. Te empolgastes hein? 16 postagens! Bom vamos lá...

Com relação a tua postagem, vou apenas apontar (sugerir) algumas coisas que são fundamentais nos relatos. Certo?
- Primeiro quero te dizer que assumir um projeto, com o dever de trazer melhores resultados no aprendizado, é sem duvidas nenhuma um super desafio. Afinal, temos que fazer com que o aluno além de aprender, se interesse pelo que esta aprendendo (ou pelo que estamos usando como metodo para alcançar a aprendizagem).
- Quando te referes aos jogos e brincadeiras, especifique quais são estes jogos e quais são estas brincadeiras.
- Também deves relatar como ocorreu o desenvolvimento da atividade (de fato);
- Não esquecer de trazer evidências desta atividade;
- E não esquecer de fazer uma reflexão em torno do que postastes como aprendizagem significativa.

E Fabi, o fator tempo é algo que acredito eu, nos assombrará eternamente. Pois ele esta intimamente ligado aos fatores: mãe, esposa, dona de casa, estudante e profissional, e se não bastasse, o profissional é sermos professoras!!!! Não adianta, temos que nos educar para podermos aproveitar o tempo da melhor maneira possivel....
Um abração,
Fabi