quinta-feira, 11 de novembro de 2010

RELEMBRANDO O 5º SEMESTRE 2008/2

Deste semestre a primeira coisa que lembro foi da construção do Projeto de Aprendizagem, que tivemos que fazer sem termos muitas orientações, ou talvez, tenham sido insuficientes, visto que encontramos muitas dificuldades na organização do mesmo, ainda que feito em conjunto. Mas, no final fizemos o nosso melhor, com algumas ressalvas a serem aprimoradas nos próximos. Entre as interdisciplinas, sempre houve uma integração, sendo que uma se relacionava a outra. Estudamos muitos teóricos da educação e através desses, formou-se um processo de reflexão da prática docente, principalmente porque tivemos a oportunidade de analisar o PPP (Projeto Político Pedagógico) e o Regimento Escolar de nossas escolas, bem como a organização e funcionamento das mesmas. Buscar e apropriar-se da políticas públicas para Educação, através de suas leis, possibilitou aprender muitos direitos que julgava não existir. Com isso, fui buscar informações sobre o funcionamento do FUNDEB e do COMALES do meu município. Refletir sobre a minha profissão, sobre a minha docência e a minha escola, foram outras atividades marcantes e hoje, interessante poder comparar a situação atual com a da época em que as fiz. Trabalhar em conjunto na produção de um PA sobre um tema relacionado a vida adulta, foi um desafio, visto que interagir através de fóruns, requer uma assiduidade no ambiente virtual, que nem sempre coincide com a dos demais colegas. Também, como as crianças, os adultos possuem fases do seu desenvolvimento, com implicações na sua forma de viver. Mas o mais interessante com relação ao desenvolvimento do adulto, na minha opinião se dá na aprendizagem, pois ela ocorre da mesma forma que com a criança, passando pelos mesmos processos de assimilação e acomodação.

Nenhum comentário: