quinta-feira, 11 de novembro de 2010

RELEMBRANDO 3º SEMESTRE 2007/2

Este semestre foi muito interessante, principalmente por abordar através das interdisciplinas, questões envolvendo diretamente a nossa prática. As leituras resignificaram a minha visão sobre muitos dos assuntos abordados, sendo possível interferir na minha prática docente. Todas as interdisciplinas desse eixo estiveram interligadas, facilitando nosso entendimento, sendo permitido explorarmos nossa criatividade. Em “Artes Visuais, descobri que tudo é arte, e valorizar o diferente como forma artística, dependendo apenas do olhar de cada um para se tornar arte. Observar as diferentes tendências e sua influência no trabalho docente serviu para eu repensar a forma como via a arte e também, como fazia arte. Na interdisciplina de “Teatro”, perceber que mesmo não gostando de representar, posso participar desempenhando outras funções, mesmo que seja a de expectadora. Preciso acima de tudo respeitar meu aluno em sua individualidade, para que posteriormente ele mesmo possa fazer parte do “espetáculo”. Aqui, a imaginação, o faz de conta, o votar a ser criança reaparece. Durante a interdisciplina de “Ludicidade e Educação”, pude soltar minha imaginação e sonhar a vontade; perceber que sou movida por sonhos foi devera curioso. Dividir isso com as demais colegas então, maravilhoso. Muitas de nós temos sonhos semelhantes. Na interdisciplina de música, mais uma vez confirmou-se a integração entre as demais interdisciplinas, pois é difícil falar em teatro e em ludicidade, sem falar em sons. Particularmente, sou muito desafinada e não canto nada, mas os alunos curtem muito tanto cantar, quanto dançar. As musiquinhas de roda, para os pequenos é entusiasmante. Falar em “Literatura Infanto-Juvenil e Aprendizagem” ao longo desse semestre, foi muito prazerosa, pois é uma prática que desenvolvo durante a realização do meu trabalho de sala de aula. Contos de Fadas, que adoração; mas as dicas de como devemos nos portar em uma contação de histórias, foi maravilhoso. Descobri, que tinha muitos acertos em minhas contações, mas tinham também muito erros. Essa possibilidade de poder refletir sobre a nossa prática é o diferencial desse curso. Para que toda essa integração seja possível também em sala de aula, é necessário haver planejamento, isso, que aprendi durante a interdisciplina de “ Escola, Projeto Pedagógico e Currículo”. Esse semestre foi sem dúvida muito corrido, com muitas tarefas, mas ao mesmo tempo, muito prático e proveitoso, pois em muitos momentos revivi a época em que era criança, podendo assim, colocar-me no lugar dele, a fim de aprimorar o processo ensino-aprendizagem. Ainda assim, sei que estou apenas no início de uma longa caminhada, encontrando algumas pedras no caminho, mas ou desviando delas ou as levando comigo, mas com um único e focado objetivo, chegar ao final.

Nenhum comentário: