quinta-feira, 11 de novembro de 2010

RELEMBRANDO O 4º SEMESTRE 2008/1

Irei começar a retrospectiva desse semestre ao contrário: do fim para o início. Durante a apresentação do Workshop de avaliação, fiquei na banca do professor de Matemática, sendo que apenas o conhecia desse semestre. Estava muito nervosa e fui um das primeiras a apresentar, se não me engano, a terceira. Ele estava muito bem preparado e disposto a questionar, sendo que me senti como se estivesse em um julgamento. Procurei responder as perguntas da melhor forma possível, mesmo que por vezes parecia não convencê-lo. Felizmente, fui aprovada, mas posso dizer que esse semestre ficou marcado para mim como um “workshop e tanto”. Voltando para as interdisciplinas, nas séries iniciais, são essenciais para a qualidade educacional do aluno que temos em nossas escolas. Questionar e refletir através dos estudos que fizemos, foi uma constante e consequentemente, os resultados se expandiram para a nossa sala de aula. Sem dúvida esse embasamento teórico influencia meus planejamentos e minha prática docente, através da integração da teoria com a prática. Na interdisciplina de “Matemática”, fazer com que o aluno saiba pensar é um desafio, mas as inúmeras atividades que fizemos e aplicamos com nossos alunos, bem como o material de sugestões proporcionadas pelo professor, foram e ainda são muito úteis. A interdisciplina de “Ciências”, fez com que eu estivese alerta para inicialmente observar os fatos simples, para depois partir para os mais complexos. Sentir as atividades através de experienciações é instrutivo e muito mais proveitoso. Em “Estudos Sociais”, relembrar como aprendi na infância, trouxe muitas lembrança, algumas boas e outras nem tanto. Porém, o exercício de refletir sobre o que aprendi e como aprendi, para aprimorar e propor mudanças para meus alunos são fundamentais. Finalizando, essas três interdisciplinas foram correlacionadas e despertaram interesse para o querer aprender mais, a fim de fazer mais e melhor pelos meus educandos.

Nenhum comentário: