terça-feira, 9 de novembro de 2010

RELEMBRANDO O 2º SEMESTRE 2007/1

Iniciar mais um semestre como aluna da UFRGS, foi motivo de muito orgulho e também dedicação. Além do mais, estava sentindo uma grande felicidade, em virtude de estar esperando meu primeiro filho. Acredito que apesar, de não ser mais caloura, ainda encontrei algumas dificuldades com relação às tecnologias, sendo que a principal era a conexão com a internet (que se estendeu ao longo de grande parte deste curso). Os desafios permaneceram através da interdisciplina do “Seminário Integrador II”, ao propor a continuação do blog e construção do wiki. Socorro!!!! Percebi que realmente esse curso era diferente dos demais, pois nunca havia lido e produzido tanto, em tão pouco tempo, mesmo na graduação presencial. A interdisciplina “Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia” foi maravilhosa (a profe então, nem se fala), aprendemos muito: Freud, teorias, relação professor x aluno, afetividade, entre diversos conteúdos, todos interessantes. Já em “Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica”, pude construir através das leituras e produções, a história da educação, seus pensadores, sua cronologia. Foi um refazer de uma longa caminhada – necessária para compreender a forma como se organiza hoje. Através da interdisciplina “Fundamentos da Alfabetização”, pude aprimorar minha prática docente, visto que lecionava para turmas de alfabetização, mesmo sendo leiga no assunto (na boa vontade). Logo, compreendi a diferença entre alfabetização em letramento, mas, que ambos necessitam um do outro para a efetivação da qualidade do ensino. Métodos de alfabetização: qual o melhor? Psicogênese da Língua Escrita, que já fazia uso, mas a partir desses estudos passei a dominar. É gratificante tomar propriedade daquilo que já fazia no dia-a-dia, mas agora com embasamento teórico. Por fim, relembrar a interdisciplina de “Infância de 0 a 10 anos”, foi refletir sobre a nossa vivência com os pequenos, que por muitos motivos, às vezes tem sua infância roupada, em vários sentidos. Assim, cave a nós professores proporcionarmos momentos agradáveis e prazerosos ao menos enquanto estão na escola. Legal voltar a reler aquilo que produzi há algum tempo atrás.

Nenhum comentário: