segunda-feira, 24 de maio de 2010

SEGUINDO EM FRENTE

Mesmo com todas as dificuldades que venho enfrentando em sala de aula, devido ao comportamento de uma aluna, chego à escola com bastante entusiasmo e ansiosa em aplicar meu planejamento. Conforme o solicitado pela coordenação de estágio, dei início na semana anterior, ao Projeto de Aprendizagem. Parti do interesse e curiosidade dos meus alunos com relação à Copa do Mundo de futebol, principalmente após a divulgação da lista de convocados da Seleção Brasileira. Meus alunos tinham algumas certezas e dúvidas com relação a estes assuntos e foi a partir daí que demos início ao PA. Iniciar o Projeto de Aprendizagem com meus alunos me deixou um pouco insegura, pois não tinha clareza se estava indo pelo caminho certo. Principalmente porque diferentemente do PA que construí coletivamente no PEAD, aqui na escola, meus alunos não dispõe de internet, e também não tem acesso à sala de informática, pois a mesma é ocupada pelos alunos das séries finais do Ensino Fundamental no período da tarde. Então, pensar em um PA onde é necessário registrar informações, sendo impossível utilizar as tecnologias, além de que a grande maioria dos meus alunos ainda não lê, é de fato um grande desafio.
Na verdade, percebi após esta semana de desenvolvimento do PA, que apesar do assunto ter partido do interesse dos alunos, que mesmo tendo certezas provisórias e dúvidas temporárias, é um tanto quanto complicado para as crianças compreenderem tudo o que envolve o tema gerador, que é a copa do mundo, principalmente por ser um assunto distante da realidade em que estão inseridos. Falar em África, seleção brasileira, demais países, entre tantas outras questões envolvendo o tema Copa do Mundo, desperta a curiosidade dos alunos ao mesmo tempo em que se parece tão distante, sem muito significado.
Vejo que as atividades práticas prendem mais a atenção dos meus alunos, enquanto as atividades de reflexão, leitura, conversas, têm uma tolerância muito curta, sendo que logo estão olhando para os lados e dispersando. Por isso, já planejei para esta semana atividades mais práticas e visuais, a fim de envolver de maneira mais efetiva meus alunos.





Nenhum comentário: