quarta-feira, 26 de maio de 2010

COMPLEMENTANDO A POSTAGEM "AVALIANDO"

A intenção ao avaliar, precisa ser a de coletar informações sobre o nível cognitivo dos alunos, respeitando suas individualidade, pois a “avaliação diagnóstica caminha junto ao processo de ensino-aprendizagem e como parte contínua e integrante deste, dá oportunidade à correção das defasagens, no momento em que estas são detectadas.” (Ferreira. Pg. 4) Por isso, reforço a ideia de que é necessário ir avaliando, descobrindo as dificuldades dos alunos e em seguida propor atividades que possam contribuir para eliminá-las.
Segundo FERREIRA (2002), as concepções de avaliação se apoiam em duas vertentes principais, com poucas nuanças. Umas se voltam para o produto - os
resultados, provas, testes, notas, com ênfase no quantitativo. Outras para o processo - a reflexão-ação, para a busca do conhecimento crescente, com ênfase no qualitativo. Tanto a mantenedora, quanto a escola, seguem uma linha com ênfase no qualitativo, por acreditar que o principal não é apenas o resultado, mas o processo de construção de cada educando.
Cabe a nós educadores oportunizar aos alunos diversas formas de avaliar, visando encontrar aquela em que o aluno se saia melhor. Exemplificando: falar em prova para alguns alunos é apavorante e por vezes o nervosismo e a tensão acabam prejudicando seu desempenho. Por isso, é preciso avaliar o aluno como um todo e não como fragmentos.
Quebrar paradigmas não é uma tarefa fácil, mas é necessário ir habituando tanto os alunos quanto as famílias a perceber que a avaliação não deve ter um papel meramente classificatório, mas serve como ponto de partida daquele conhecimento que o aluno já possui, para suas próximas aprendizagens, sem deixar lacunas no meio deste processo, portanto o professor deve
...empregar formas de avaliação valorativa que permitam uma maior participação e envolvimento os alunos (por exemplo, realizando atividades de resumo e de recapitulação prévias à avaliação, trabalhando com os alunos os critérios de correção, incorporando procedimentos de auto-avaliação, etc.). ou modificar as formas de comunicação dos resultados da avaliação valorativa a alunos e pais, de modo que ressaltem os processos e os progressos realizados pelos alunos.(GOÑI. Pg. 3)
Como sugestão, acredito que a escola deveria promover alguns encontros com os pais, a fim de esclarecer sobre os termos utilizados nos pareceres descritivos, para que ao final da leitura e da explicação da professora, eles tenham certeza sobre como está o desenvolvimento do seu filho.

Nenhum comentário: