segunda-feira, 3 de maio de 2010

ROTINA DIÁRIA

Segundo Piaget, o desenvolvimento mental se divide em quatro estágios, mas gostaria de fazer uma análise do meu cotidiano escolar, embasada em dois deles: o estágio das Operações Concretas e o estágio das Operações Formais. A maioria dos meus alunos encontra-se na idade determinada para o estágio das Operações Concretas, pelo fato de que elas operam com objetos, e ainda não sobre hipóteses expressadas verbalmente. Por exemplo, há as operações de classificação, ordenamento, a construção da idéia de número, operações espaciais e temporais. (PIAGET, Jean)
Entretanto, aqui encontro uma situação de conflito com o desenvolvimento dos meus educandos, pois durante a realização das atividades, percebi que alguns alunos não utilizam materiais concretos para a realização dos fatos básicos da adição, que estamos trabalhando desde a semana anterior. Assim, caracteriza o Estágio das Operações Formais, pois o pensamento já abstrai, sendo que o aluno consegue raciocinar longe da presença de objetos concretos.
Confirma-se a fala de Piaget, que diz que os estágios têm uma sugestão de idades passiveis de ocorrer, mas que isso não é estanque, podendo variar de uma sociedade para a outra, ou melhor, de uma cultura para a outra, mas que ocorrem, os estágios, sempre seguindo a ordem, sendo que para entrar em um determinado estágio, obrigatoriamente já deve ter passado pelo anterior.
Enquanto alguns alunos necessitam pegar materiais concretos, fazer risquinhos ou contar nos dedos, outros realizam os cálculos mentalmente, evidenciando a premissa de que o professor deve ter um olhar diferenciado para cada aluno que encontrar na sua sala de aula, por mais difícil que isso possa ocorrer.
Na minha sala de aula, tenho encontrado muita dificuldade de comportamento por parte de uma aluna, que insiste em descumprir todas as regras e em não realizar as atividades. A cada dia que passa, me preocupo mais, pois às vezes a situação com a menina é insustentável dentro da sala de aula e do ambiente escolar. Por isso reafirmo que não é fácil a tarefa de educador, pois acredito que educação deve vir de casa, uma vez que é responsabilidade dos pais.
Para concluir, gostaria de informar que disponibilizo sempre aos meus alunos o material concreto, deixando-o livre para escolher se necessita ou não.

Um comentário:

Marga disse...

Fabiana, o comportamento dessa aluna, limita, cria obstáculos, contudo não tolhe aprendizagens. De fato parece desestimulador, ainda mais quando sabemos que cada um aprende diferentemente, tem seu tempo pra comprovar e conhecer o que tu como mediadora, mas quero parabenizá-la pela atitude firme e madura com que vens lidando com as dificuldades que a rotina provoca e apontar que já se evidenciam aprendizagens significativas e importantes na tua turma. Teus alunos estão se desenvolvendo e essa heterogeneidade latente servira de estimulo aos que ainda não conseguem se desprender do material concreto. Teu sucesso será reconhecido e logo,as mudanças serão percebidas pela turma toda.