segunda-feira, 28 de junho de 2010

Considerações de final de estágio

Neste momento de final de semestre, inevitavelmente, nos remete a avaliação. Porém, acho mais fácil me avaliar do que avaliar os outros. Na construção do portfólio de aprendizagens, pude refletir, mais profundamente sobre a minha prática docente – estágio curricular, evidenciando minhas principais aprendizagens ao longo desse período.
Aqui, neste espaço em que é possível compartilhar aprendizagens, gostaria de registrar a que mais me marcou neste semestre, enquanto aluna do curso de Pedagogia da UFRGS. Percebi que tudo o que aprendi nos semestres anteriores serviram de alguma forma para aprimorar o meu fazer docente. Consegui estabelecer relações entre a teoria e a prática, crescendo junto com meus alunos em suas descobertas e aprendizagens. Também, tive a certeza que um curso superior como o nosso, com um nível de exigência tão elevado, não foi em vão, pois ler, refletir, reler, escrever, me proporcionou uma mudança de paradigmas, principalmente envolvendo a minha relação com meus alunos. E hoje, tenho plena convicção que para ocorrer à aprendizagem, é necessário haver uma relação de respeito e troca entre professor e aluno.
Termino o estágio com o sentimento de missão cumprida, pois procurei fazer sempre o melhor, aliando teoria à prática, e consequentemente proporcionando momentos mais significativos de aprendizagens aos meus educandos. Entretanto, finalizar esta etapa não significa que a minha prática em sala de aula irá se modificar, apenas, irei escrever menos, mas a intencionalidade da minha docência, as ideias e atividades irão continuar, pois o que fiz no estágio foi apenas a continuidade do trabalho que iniciei em fevereiro e pretendo acabar em dezembro.

Nenhum comentário: