domingo, 6 de junho de 2010

O DESAFIO DO PA

Novamente, poderia relatar mais umas duas páginas sobre a reunião que tivemos (eu, Conselho Escolar, Equipe Diretiva e mãe da aluna L.) na quarta-feira, sobre a minha aluna L., mas sinto que já estou ficando chata com essa história; se bem que às vezes necessito desabafar minhas angústias, pois isso parece aliviar um pouco meu fardo.
Minha reflexão nesta postagem se refere à construção do texto coletivo que realizamos na aula de segunda-feira, dentro do nosso PA (Projeto de Aprendizagem). Ao planejar esta atividade, fiquei um pouco receosa com relação ao que os alunos iriam produzir, entretanto eles me surpreenderam. Quando expliquei a proposta da atividade, logo começaram a falar sobre o nosso PA – Copa do Mundo- com bastante domínio do assunto. Logo, fui organizando suas falas e escrevendo o texto no quadro, o qual ficou bastante sintético, porém, não faltou nenhuma informação importante.
“Parece que já é evidente, para a maioria, que quando falamos em Projetos de Aprendizagem, estamos nos referindo a uma proposta de trabalho, em sala de aula, onde são privilegiadas as questões de investigação que nascem dos interesses e necessidades dos alunos e a busca autônoma de respostas para elas. Parece que já está claro também que neste processo, há um princípio de liberdade, dentro de uma estrutura flexível e em rede, que possibilita aos alunos construírem conhecimentos a partir das interações com professores, colegas e a sociedade de maneira geral.” (Pg. 3) E, exatamente assim, tem ocorrido com a construção do nosso PA em sala de aula, principalmente com relação à busca de informações com diferentes segmentos dos grupos sociais aos qual pertencem. Cito em especial, a entrevista que fizeram com as pessoas da escola: professores, diretora, merendeira, estagiária; que foi muito significativo para eles.
Além disso, ao realizar essa atividade (texto coletivo), soube de fato o que os meus alunos puderam descobrir através do desenvolvimento do Projeto de Aprendizagem, o qual ainda está em andamento. Assim, “parece que fica explícito o papel de mediação do professor que busca, pelo entendimento do raciocínio e dos interesses dos alunos, abrir novos caminhos mediante questões desafiadoras que apontam novas perspectivas, ou introduzem informações diferenciadas na roda das já existentes, que abrem para novos conteúdos que uma vez explorados, possibilitam a construção de novos conceitos e/ou aprofundamento dos já construídos.” (Pg. 6) Felizmente isso já é visto no trabalho com meus alunos, os quais demonstram seus conhecimentos sobre o assunto que escolheram abordar, através de pesquisa, ainda que nossas fontes sejam escassas, mas que já serviram para elaborar novos conceitos e aprimorar os já existentes. Ainda estaremos buscando informações, para a conclusão do PA, assim, que esgotarem-se as expectativas e forem confirmadas as questões norteadoras deste Projeto.


Referência:
COSTA. Íris E. Tempel e MAGDALENA. Beatriz C. Perguntas Inteligentes: O que é isto?

Nenhum comentário: