segunda-feira, 14 de junho de 2010

OUVIR HISTÓRIAS

A proposta de atividade da minha aula de hoje era inicialmente a Hora do Conto: “As três partes”, de Edson Luiz Kozminski, que contei utilizando o recurso do Data show, logo após, os alunos representaram com peças grandes, as figuras da história (durante essa atividade recebemos a visita da tutora Liseane). Apesar de já ter utilizado tanto o Data show, quanto o retroprojetor, meus alunos demonstraram novamente muita curiosidade com relação à projeção da luz na tela, por isso, deixei um tempo livre para que explorassem o equipamento. Alguns logo decidiram o que projetar, enquanto outros demoraram bastante, acabando por copiar os colegas. Entretanto, todos se divertiram muito com a atividade.
Antes de iniciarmos nossa próxima atividade que foi a construção de um livro coletivo, os alunos quiseram recontar a história em duplas, utilizando também o Data show. Nesta atividade improvisada, pois não havia pensado essa possibilidade, fiquei muito impressionada com a capacidade de observação e memorização dos meus alunos, pois as histórias foram seguindo exatamente a mesma ordem e contadas inclusive com as falas que eu havia falado, claro que auxiliados pelas imagens.
Apesar de todo esse envolvimento, percebo que sempre que faço à hora do conto, há alguns alunos que não se interessam pela história, ficando dispersos, olhando para os lados, para os colegas, mexendo em seus materiais. Procuro não interromper a história no seu decorrer, mas ao final da mesma, discutimos e fizemos uma avaliação, perguntando que gostou, por que gostou; qual parte chamou mais atenção, entre outros questionamentos e para minha surpresa, estes alunos sempre gostam das histórias e sabem recontá-las. Isso me deixa bastante intrigada, principalmente com relação ao comportamento das crianças durante esses momentos, pois se estão gostando por que não ficam atentos.
Sei da importância de ouvir histórias, principalmente na fase inicial de escolarização, pra incentivar a criação do hábito da leitura nos alunos, principalmente porque ficam em nossa memória muitas lembranças de histórias que lemos ou que nos foram contadas.
“É importante reforçar, assim, que, na infância, mais que em outras fases da formação do leitor, ler é atividade partilhada, na qual se confirmam sentidos e funções da leitura, construídos pela curiosidade de quem descobre que a letra diz o mundo.” (MACHADO, 2009)
Através da leitura e da escrita, a criança conquista autonomia e sente orgulho em mostrar isso aos adultos, fazendo-os participarem de suas descobertas de leitura e escrita.
Referência
MACHADO, Maria Zélia Versiani. Um diálogo com práticas pedagógicas de alfabetização e letramento de crianças de seis anos.Brasília, 2009.

Um comentário:

Marga disse...

Que doçura partilhar de momentos tão ricos e prazeirozos. Tua criatividade e empenho renderam bons frutos e certamente serão uteis para semear novas "colheitas". Parabéns pelo trabalho e sucesso na tua docência!abraços!