quinta-feira, 30 de abril de 2009

Vivências

Sem dúvida estudar sobre os estágio ou estádios do desenvolvimento mental, é muito interessante, pois podemos visualizar em nossos alunos e também em nossos filhos, o estágio pelo qual estão passando. Além disso, Piaget explica que os estágios seguem uma ordem e que ninguém pode “pular” algum estágio, sendo um a continuidade do outro.
Meu filho encontra-se no estágio Sensório-Motor, não apenas por estar dentro da idade prevista (pois podem ocorrer variações de indivíduo para indivíduo), mas por apresentar as características deste estágio: seu desenvolvimento mental é impressionante, desenvolve-se com uma rapidez fantástica, a cada dia aprende muitas coisas novas; na verdade parece uma espuma, que absorve tudo o que ocorre a sua volta durante o dia. É bastante egocêntrico, quer tudo para si, para o seu domínio corporal. Ex: “A mamãe é minha!”, “O papai é meu!”, entra tantas outras situações.

2 comentários:

Fabiane Penteado disse...

Oi Fabi!

Vais perceber que optei em fazer 1 único post sobre tuas postagens em teu portfólio por acreditar ser mais produtivo desta forma do que se fosse postar um por um, pois todas as postagens tem características semelhantes e sempre é possível trazer um retorno com todas elas exemplificando.
Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo esforço em manter teu webfólio atualizado.
Sei bem o montante de tarefas e atividades que precisam desenvolver, e que por isso nem sempre é possível encontrar tempo (hábil) para organizar as idéias e escrever o que construímos com elas.

Com relação as tuas postagens, por exemplo: Na postagem Ação trazes relatos sobre uma atividade construída a partir do Jogo da divisão: Nela mencionas a sistemática do jogo, a aplicação com teus alunos e o resultado do jogo como evidencia de um dos teus alunos.
Na postagem Construindo com o erro, percebemos que a partir de tuas leituras e estudos vistos, conseguistes identificar e ajudar a melhorar um procedimento que vinha sendo feito em tua escola com os alunos, proporcionando uma melhor qualidade de ensino e aprendizagem. Parabéns.
Na postagem Vivencias, também a partir de tuas leituras conseguistes identificar (e testar) estágios de desenvolvimentos vividos por teus alunos e inclusive teu filho.
Tudo isto esta correto. Todas as informações que nos trouxe estão corretas.

Então Fabi, o que te sugiro é que incremente algumas informações a mais como, por exemplo: Explicitar de onde surgiu a postagem. Muitas vezes começamos a escrever com base naquilo que já sabemos e esquecemos que muitos que irão ler, não sabem quem somos, de onde viemos, e tão pouco porque estamos escrevendo aqueles registros. Faz-se necessário elucidar melhor nosso leitor. Por vezes nós tutoras lemos e ficamos nos perguntando: Ela registrou uma aprendizagem, mas porque escreveu sobre tal tema? De qual Interdisciplina esta falando. Às vezes fica difícil entender a origem da postagem sem maiores esclarecimentos prévios (Interdisciplina, descrever a atividade solicitada, descrever como foi a realização desta atividade, o resultado desta atividade, a reflexão sobre o resultado desta atividade, as evidencias)... As vezes não nos damos conta, mas acabamos escrevendo como se as pessoas soubessem o que se passam em nossas cabeças. Já percebeu isso? Acabamos deixando um pouco da escrita na cabeça e outro pouco descrito na tela do computador via teclado  - Isso acontece muito comigo, pois fazemos muitas coisas ao mesmo tempo e quase sempre tudo muito corrido.... Estou sempre me policiando...
Estes apontamentos que escrevo não são criticas. Ao contrário, são apenas apontamentos para qualificar ainda mais a tua escrita, pois competências têm de sobra!

Vou aguardar que tragas mais das tuas aprendizagens!!!!
Certo?

Abraços,
Fabi

Geny disse...

Querida aluna Fabiana Veloso Leal!
A partir de hoje vou fazer parte dos teus comentários no seu portfólio.
Os registros no seu portfólio são interessantes, as colocações apresentam clareza de idéias e questionamentos, no caso, “Construindo com o erro”. E a fase egocêntrica que vem observando no seu filho. Parabéns!
Obrigada por suas postagens, elas são importantes para a sua trajetória acadêmica!
Um abr@ço virtual,
Professora Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrado VI
PEAD/FACED/UFRGS