terça-feira, 14 de abril de 2009

Construíndo com o erro

Nem sempre que ocorre o erro, ele é construtivo. Cito uma situação em que o erro não configura uma ação do sujeito com relação ao objeto; tenho uma colega, que corrigia sempre o caderno de seus alunos, porém, arrumava, ou melhor, riscava de caneta em cima daquilo que o aluno havia errado. O que havia de construtivo nisso? Nada. Então, eu e a supervisora tivemos uma conversa com a mesma e fizemos um processo de ação/reflexão com ela, para que percebesse que seria muito mais proveitoso se ela apenas circulasse ou sublinhasse com um lápis, a fim de que o aluno tivesse a oportunidade de construir uma aprendizagem a partir daquele erro, assimilando-o e tornando-o significativo. O erro é construtivo sim, quando ele proporciona ao envolvido, uma reflexão, fazendo com que ele possa assimilar o novo e acomodar diante de conhecimento que já possuía, estabelecendo uma relação de ação diante do objeto em estudo, demonstrando uma troca entre todos os envolvidos: professor e aluno.

2 comentários:

Fabiane Penteado disse...

Oi Fabi,

Olha o comentario mais acima...

Bjão
Fabi

Unknown disse...

Fabiana: é verdade. Nem sempre o erro é construtivo. Ele é construtivo quando ocorre em funçaõ do nível de compreensão já construído até um determinado momento. Um abraço. Profª Tania Marques