terça-feira, 14 de abril de 2009

Ação

Já havia realizado o Jogo da Divisão com os meus alunos da Classe de Apoio, visto que os mesmos encontram-se com muita dificuldade para assimilar esse conceitual. O jogo consiste na divisão feita de forma prática, utilizando o Material Dourado, sendo que os alunos, ao longo do jogo, vão fazendo um relatório das jogadas, questionando, discutindo e reflexionando a respeito das situações vivenciadas. Assim sendo, vejo que há a ação dos envolvidos sobre o objeto de estudo, fazendo com que a aprendizagem se torne significativa e ocorra através do processo de assimilação e acomodação. Depois de terminado o jogo, passamos então para o algoritmo da divisão, sendo que os alunos foram acompanhando o cálculo e observando se estava de acordo com o relatório que haviam feito. Cito a frase de um dos alunos, para ilustrar o resultado final desta atividade: - - Nossa, eu consegui fazer continha de dividir. Eu sempre achei que fosse bem difícil!!! (JRF). Portanto, ele encontrou um sentido para o conhecimento novo, transformando em aprendizagem, relacionando-o com algo que já conhecia, com uma aprendizagem anterior.

2 comentários:

Fabiane Penteado disse...

Oi Fabi,

Olha o comentario mais acima...

Bjão
Fabi

Unknown disse...

Fabiana: que bom que o trabalho realizado na psicologia está te ajudando a entender as aprendizagens que observas em tua sala de aula. Um abraço. Profª Tania Marques