sábado, 3 de maio de 2008

Plano Individual de Estudos


UFRGS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
PEAD / Curso de Licenciatura em Pedagogia
Pólo de São Leopoldo
Interdisciplina Seminário Integrador IV
Professores: Cíntia Boll e Leonardo Porto
Aluna: Fabiana Veloso Leal


Plano Individual de Estudos:


Objetivos:
Buscar atividades (jogos e brincadeiras) que possam ser utilizadas para sanar as dificuldades com relação aos conceituais de Matemática e Português, dos alunos que atendo na Classe de Apoio. Desenvolvendo-as de uma forma diferente daquela em que estão habituados a realizar em sala de aula, com a intenção de que façam experimentações, vivenciem situações e através de trabalhos práticos sintam prazer em aprender.

Recursos e Estratégias:
Ø Realizar pesquisas em revistas, jornais, internet, vídeos, livros, pessoas, ...
Ø Sondar com os alunos, quais são os jogos e brincadeiras relacionados com os conceituais estudados, que eles já conhecem e utilizam, para que possamos também utilizá-los em nossas aulas.
Ø Confeccionar com os próprios alunos os jogos a serem utilizados.
Ø Utilizar as sugestões que as interdisciplinas do curso oferecem.
Ø Trocar idéias e sugestões com outros professores, tanto colegas da escola, como os colegas do Pead.
Ø Confeccionar e aplicar jogos e brincadeiras pesquisadas.

Período:
Ano letivo de 2008.

Evidências:
Ø Fazer o registro de diferentes formas, utilizando materiais escritos e fotográficos, com a intenção de socializar aos demais alunos da escola, bem como a comunidade escolar em momento específico para isso.
Ø Compartilhar com colegas professores, as experiências realizadas, e também as sugestões de jogos e atividades, para que possam utilizar com a turma em sala de aula. Além de trocar sugestões e idéias com as colegas do Pead através de fóruns.
Ø Perceber que os alunos estão sentindo prazer em participar, no contra - turno, das aulas da Classe de Apoio, bem como ver a superação de suas dificuldades através desta estratégia.


Sem dúvida, este será um desafio para superar este ano, pois é a primeira vez que trabalho com a Classe de Apoio, cuja função é diminuir ou eliminar as dificuldades de um grupo de alunos específico, cujas dificuldades/ problemas de aprendizagem estão em evidência na sala de aula.




Nenhum comentário: