Depois de ter conseguido realizar todas as atividades da interdisciplina Matemática, fiquei muito admirada com as várias sugestões de atividades que podemos aproveitar e aplicar com nossos alunos. Porém, fiquei também um pouco triste, pois na escola em que eu trabalho não há laboratório de informática e muitas das atividades têm que ser adaptadas para poderem ser aplicadas. Vejo que os professores têm uma grande parcela de culpa, talvez não por vontade própria, mas acabam desestimulando seus alunos, não favorecem o desenvolvimento de seu raciocino lógico, pois entregam as coisas prontas ou dão dicas facilitadoras aos alunos, o que faz com que deixem de exercitar sua capacidade de pensar. Por exemplo: eu mesma já fiz listas para os alunos, com as palavras chaves para a resolução de histórias matemáticas, achando que estava ajudando, porém, depois das leituras, percebi que assim acabo prejudicando o desenvolvimento do meu aluno.
domingo, 4 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Prezada Fabiana,
esta postagem está mais de acordo com a idéia geral do blog, mas voc~e poderia aprofundar o tema sobre o ensino de matemática nas próximas postagens, bem como as aprendizagens ocorridas nas outras interdisciplinas.
Leonardo.
Que legal e interessante a tua reflexão sobre a interdisciplina de matemática e que farão diferença na tua sala de aula, também vi as aprendizagens de ciências e reflexões, que bom que fazes um feedback da tua atuação.BEIJÃO
Postar um comentário