segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Maravilhoso!!!!

Confirmando a minha expectativa, a interdisciplina de Libras me deixou muito curiosa e empolgada. Primeiro, achei fascinante ver a professora se comunicando conosco através da tradução simultânea, o que só havia visto na televisão. Durante a aula, descobri e então entendi que a comunidade de surdos (e não surdo-mudo), utiliza uma língua como o português, o inglês, enfim, que nós caso queiramos nos comunicar com os surdos, devemos nos apropriar da sua língua, ou seja, da Língua de Sinais. Também, percebi que como qualquer outra língua, é preciso treino e estudo, para que possamos nos comunicar da forma correta com os surdos. Confesso que como a maior parte da sociedade, somos levados a acreditar que o surdo além da sua deficiência auditiva, apresenta outras, tal como a deficiência mental; porém, lembrarei sempre da frase que a professora proferiu: “somos apenas deficientes auditivos, do resto, somos iguais a todas as outras pessoas”. Retornei para casa, pensando muito sobre como deve ser não escutar e, consequentemente fiquei mais atenta a todos os sons que vinha escutando, inclusive o som da água caindo do chuveiro! Fantástico. Espero que esta interdisciplina deixe as portas abertas para saber onde buscar ajuda e material a fim de aprimorar a comunicação com pessoas surdas, visto que percebi que caso não tenhamos ninguém para praticar a língua de Sinais, acabamos esquecendo muitos deles. Para encerrar, vejo que a tecnologia trouxe muitos benefícios para a comunidade surda, visto que aparelhos como o telefone celular, facilitam a vida das pessoas surdas, pois servem como despertador e também para comunicarem-se através das mensagens; entre tantas outras invenções. Com certeza foi uma das poucas aulas em que todos estavam atentos e com vontade de ficar até o último instante.... assim foi como eu me senti!

2 comentários:

Márcia Caetano disse...

Oi Fabiana,

Tem momentos em que percebemos que todos nós possuímos algum tipo de limitação, e o surdo apenas não escuta... né! Que bom que você gostou da aula de libras e tem expectativa para essa interdisciplina. E seu aprendizado também.
Parabéns!

Beijos
Márcia Caetano
Tutora

Leonardo Porto disse...

Prezada Fabiana,

vamos lá!!! Vamos continuar as postagens e vamos tentar fazer delas verdadeiras auto-avaçliações,
vou lembrar os passos para se chegar neste resultado:
1. Experimente reservar um tempo fixo na semana para realizar a postagem semanal. Pare para pensar na sua aprendizagem. Você merece esse tempo.

2. Cada postagem pode dar conta de aprendizagem que se relaciona com uma ou mais Interdisciplinas.

3. Construa as postagens de suas aprendizagens com argumentos e evidências.

4. As evidências são ações concretas que demonstram nossa aprendizagem. Essas ações podem ser exemplos da sala de aula, a aplicação de algo na sua vida pessoal, um trabalho na comunidade, a criação de uma atividade, um ato de pensamento que relaciona conceitos, etc. Mas essas ações são evidências quando acompanhadas por argumentos que fazem a leitura crítica das ações.

5. Ao trazer fragmentos de atividades ou de textos lidos nas Interdisciplinas mostre o seu posicionamento informado. Explique o que faz diferença ao saber isso. Demonstre por que tal ideia é importante. Relate se tal situação já foi vivida por você. Que tal mostrar as limitações ou os avanços contrapondo idéias e conceitos?

6. Continue usando os marcadores para sinalizar as Interdisciplinas que estão envolvidas em uma aprendizagem;

7. Lembre-se que o Portfólio de Aprendizagens transcende o curso, é público e tem visibilidade na Internet com visitas inesperadas.

Leonardo.