quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Brincar Sempre...


O lúdico pressupõe as "atividades despretensiosas, descontraídas e desobrigadas", livre de pressões e avaliações. Assim, proporciono sempre as sextas-feiras, meia hora para que meus alunos possam brincar de forma livre, com o brinquedo que quiserem ou da brincadeira que escolherem. É um momento mágico, fico muito impressionada ao observá-los durante este tempo, geralmente aparecem falas que são sem dúvida de suas famílias, aparecem seus desejos e sonhos, os quais geralmente são pequenos. Sonham com brinquedos e comidas, por isso, procuro incentivá-los a buscarem estes sonhos, mas também a sonharem com outras coisas, tais como uma casa melhor, um nível de escolaridade mais elevado, um bom emprego... Geralmente preferem utilizar os brinquedos à participarem de brincadeiras. Durante o primeiro semestre deste ano, fizemos um projeto sobre brinquedos e brincadeiras, proporcionando primeiramente aos alunos, que entendêssemos a diferença entre eles. Então, vimos que brinquedo é o objeto que serve de suporte para uma brincadeira e brincadeira é a ação estruturada com regras. Também, vimos que o jogo para ser lúdico, não pode estar relacionado com nenhum conhecimento a ser desenvolvido, somente com o prazer de jogar.... O que me surpreendeu muito, visto que tinha uma visão que todos os jogos eram lúdicos. Vejo, que principalmente nas séries iniciais é obrigação dos professores proporcionarem aos seus educandos momentos lúdicos, onde possam interagir com os demais colegas, e também com o ambiente.

Nenhum comentário: